17 de março de 2021

Leve e fresh: uma cozinha compacta com soluções inteligentes da Criare

Imagem

Os desafios trazidos pela pandemia fizeram com que todos nós olhássemos mais para dentro de casa e entendêssemos melhor quais são as verdadeiras necessidades cotidianas. Por isso, quando o arquiteto Renato Mendonça decidiu reformar seu apartamento em São Paulo, ele tinha pela frente um grande desafio: transformar sua pequena cozinha em um ambiente mais clean, leve e funcional, que trouxesse soluções inteligentes para o seu novo dia-a-dia.

“Eu sempre tive a casa um pouco mais escura e amarelada, tudo muito natural porém mais escuro do que eu realmente gostaria que fosse. E eu só notei essa falta, essa necessidade, quando eu comecei a passar mais tempo dentro de casa, por conta da quarentena”, explica o profissional.

Foi a partir daí que Renato decidiu criar um projeto muito mais limpo, com menos móveis soltos e menos detalhes para facilitar sua rotina. O conceito escolhido foi o de uma casa mais leve, mais clara e, principalmente, mais fresh.

A cozinha era fundamental nesta mudança de ares. “Quando eu pensei no ambiente, eu já sabia claramente quais eram as minhas necessidades, pois já estava descontente com o formato antigo há anos, já sabia o que precisava, o que me incomodava e o que não funcionava mais para mim”, conta.

A marcenaria precisava envolver tudo isso, estar amarrada com este conceito e, mais do que estar, precisava apresentar um bom volume de armários para comportar todos os utensílios, incluindo também armazenamento alto para guardar vassoura, rodo, tábua de passar roupa e escada, além de camuflar o aquecedor a gás.

Com a clareza do que precisa e com um desenho em mente, o arquiteto encontrou na Criare uma aliada para transformar o espaço de uma forma bem clean e prática, sem que o excesso de armários pesasse no ambiente e no estilo desejado: uma estética minimalista, mas quente, com textura, funcionalidade e praticidade.

Renato optou por um armário mais claro, com estrutura em tom branco e as portas frisadas e demarcadas em lambri também em um branco acetinado, que acompanharia os frisos do forro de madeira. Os puxadores no modelo Polo trazem acabamento anodizado natural. Para garantir segurança e conforto no fechamento, as dobradiças e corrediças trazem amortecedores.

Para complementar o ambiente planejado pela Criare, Renato escolheu revestimentos claros, como o piso em porcelanato rosado com textura de pedra e a parede de tijolos que foram pintados de branco. Além disso, ele investiu em uma iluminação direta com spots e um forro de madeira bem claro frisado, além da bancada branca, tudo para trazer uma sensação de leveza ao espaço.